Quem é o Orixá Exu e a Origem da Criação
Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Exu é a  primeira qualidade a se manifestar na Criação, assim como a primeira deidade a  sair de dentro de Deus. 
                  Antes da  criação da realidade, tudo existia dentro de Deus, e para ele externa lizar  tudo, precisou criar o vazio, que para depois preenche-lo. 
                  Segundo a  mitologia africana, o primeiro Orixá a sair de Deus é Exu, e começou a criar o  vazio, e logo depois veio Oxalá e Yemanjá, que são divindades criadoras,  começando a criar. 
                  Em muitas  mitologias de diversas culturas e religiões, a divindade que seria equivalente  a Exu foi muito mal esclarecida, onde se pensava que se tratava de um Deus  negativo, mau, e com feições muito humanas.
                  Algo  parecido ocorreu com as divindades da guerra, como o Deus Áres, que é tão bem  visto na Umbanda, que faz limpeza, traz proteção e salva de perigos. É tudo uma  questão de como vemos as divindades. 
                  Tanto Exu  como Ogum são criações de Deus que servem ao bem e a evolução espiritual dos  seres.
                  Na África, e  principalmente em angola, a divindade de Exu foi muito bem escrita e elaborada,  então puderem fazer rituais e práticas fundamentadas em Exu, o vendo como algo benigno  e bom.  
                  Quando Deus  criou o vazio, que é uma esfera infinita por dentro, ele criou um guardião para  cuidar desse vazio, que é um ser pleno e maravilhoso, mas que ao entrar no  vazio, o que aconteceu foi que ele se sentiu esvaziando, pois, o vazio  esvaziava tudo. 
                  Então Deus  fez o vazio refletir tudo o que existe e acontece dentro dele, tanto no seu  interior quanto exterior, aí então o Guardião da Esfera do Vazio, se sentiu  pleno novamente. 
                  O Guardião  da Esfera do Vazio, um ser magnânimo que vigia toda a criação é o Orixá Exu.
                  Exu tem  tanto a qualidade de vitalizar, ser o intermediário entre os Orixás e nós, mas  também é o vazio.
                  Na mitologia  Exu é o vazio, e na metafisica, é também o seu guardião, que é bom e intercede  por nós. 
                  Exu é um  amigo, e ele tem uma qualidade para cada Orixá. 
                  Quando  rezamos e nos pedimos a ajuda para algum Orixá, é ele que leva nossa oração a  essa deidade, e ele vê tudo pelo reflexo da esfera do vazio. 
                  Nossa  individualidade, o que nos faz reconhecer a nós e todos como algo particular, é  devido ao vazio que existe ao redor da gente, que nos separa de tudo o que  existe, e é através desse vazio que Exu intercede por nós. 
                  Deus é tudo,  e somos um pedacinho do Criador de Tudo, e assim sendo tudo seria visto como o  Divino, se não fosse algo que nos particulariza e distingue de todo o resto,  que é o vazio.
                  Tudo tem o  seu vazio dentro de si, assim sendo tudo é particularizado e individualizado,  se nós, um átomo, uma molécula ou um planeta ou estrela. 
                  Na Umbanda o  ritual com Exu é diferente de todas as religiões, pois está adaptado a essa  religião, e até pouco tempo atrás não se sabia sobre esse Orixá do Vazio, da  vitalizarão, que intercede por nós, pois foi a pouco tempo revelado, e antes  disso muitos que quiseram trazer a revelação sobre o Guardião da Esfera do  Vazio, se enganaram e aos outros, pois não era o momento dessa revelação. 
                  O ritual de  Exu na Umbanda não é melhor ou pior do que os outros, mas é sim o ritual certo  para como é essa religião ou seu povo. 
                  O ritual da  Umbanda para o Orixá Exu é muito voltado para a ação que essa deidade realiza,  assim como o de outros Orixás. 
                  Fiquem com  luz
                  Seres de Luz
                  Do seu  amiguinho Erezinho, o Marcelinho.
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook